A utilização do coletor menstrual ainda causa estranheza a muita gente. Pensar o uso de um “copinho de silicone” para recolher o fluxo menstrual, esvaziando-o de tempos em tempos, ainda é algo distante da realidade de muita gente.
Então, para ajudá-la a entender um pouco mais sobre esta forma de lidar com sua menstruação, fiz esta pequena lista com cinco vantagens incríveis relacionadas ao uso do coletor menstrual!
Se liga:
1. O coletor menstrual se adapta ao seu corpo
Como é feito com silicone flexível, o coletor menstrual se adapta facilmente ao seu corpo. Você só precisa se certificar de que ele encaixou direitinho. E para facilitar um pouco mais esta adaptação ao seu corpo, o Violeta Cup ainda vem em dois tamanhos: o Tipo A, recomendado para mulheres a partir de 30 anos ou com filhos, e o Tipo B, direcionado para mulheres com até 29 anos e sem filhos. Se rolar alguma dúvida sobre o tamanho mais apropriado para você, converse com o seu ginecologista, agora se você quiser saber mais sobre as formas de usar o seu copinho, baixe nosso e-book e descubra!
2. O coletor menstrual possui poucas contraindicações
Existem pouquíssimas restrições relacionadas ao uso do coletor menstrual. Ele não é indicado, por exemplo, para mulheres em período pós-parto, que utilizem dispositivo intrauterino (DIU) ou que estejam com quadro de infecção urinária ou candidíase.
Ah, e se você está passando por algum tipo de tratamento ginecológico, é bom conversar com seu médico antes de usar o coletor.
3. O coletor menstrual é econômico
Se a gente colocar no papel, cada mulher gasta, em média, R$ 100 por ano com absorventes internos. Em um primeiro momento o coletor menstrual parece caro, mas se levarmos em conta que ele pode durar até 10 anos se usado corretamente. É uma baita economia de dinheiro e de espaço na bolsa. 😉
4. O coletor menstrual é sustentável
Vamos fazer contas de novo? Dos 12 aos 50 anos uma mulher usa por volta de 10 mil absorventes. Parece muito, né? Agora e se eu disser que cada um deles demora mais ou menos 100 anos para se degradar na natureza? Pois é. É muito lixo! Lavando seu copinho com água e sabão ao esvaziá-lo, higienizando-o direitinho no fim de cada ciclo, você vai ficar um bom tempo sem produzir lixo.
5. O coletor menstrual é mais higiênico
Aquele cheiro desagradável que costuma rolar quando usamos um absorvente não acontece com o coletor menstrual. Como o sangue fica dentro do copinho que está dentro da vagina, ele não entra em contato com o ar e, assim, as bactérias que causam o odor não pode se proliferar.
Ainda está com alguma dúvida? Veja as dúvidas frequentes em nosso site ou pergunta aqui nos comentários!