Bem vindo à nossa loja!

Dúvidas Frequentes

O que é o coletor menstrual?

Trata-se de um dispositivo de barreira, em formato de copo, fabricado 100% com silicone médico e pode ser reutilizado em cada menstruação, substituindo os absorventes externos e tampões menstruais. Usado internamente no canal vaginal, em uma posição mais baixa do que um absorvente interno, o coletor funciona como recipiente do fluxo menstrual em vez de absorvê-lo. Além disso, possui uma vida útil estimada entre 5 a 10 anos.

Ultra-macio e hipoalergênico é perfeitamente moldado para que se encaixe de maneira confortável, cobrindo do mais leve ao mais intenso fluxo menstrual por até 12 horas.

Onde comprar o coletor menstrual?

O Violeta Cup pode ser comprado pela internet, através da loja online em www.violetacup.com.br/loja, em farmácias, revendedores, lojas de departamento feminino, entre outros.

Como escolher o tamanho ideal?

A recomendação do tamanho do coletor menstrual é baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui e perde a elasticidade com a idade ou devido à gestação.
Confira tabela com a nossa recomendação para escolha de tamanhos:
 
Lembrando que cada mulher é única e não existe uma definição exata de tamanho. O porte físico, altura do colo do útero e o tipo de parto não interferem na escolha do modelo.

Qual a diferença entre Tipo A e Tipo B?

Tipo A: Recomendado para mulheres de a partir de 30 anos ou com filhos.
Tipo B: Recomendado para mulheres de até 29 anos e sem filhos.
A diferença entre os dois modelos é de 3 mm no diâmetro externo da base do coletor, conforme imagem abaixo:
TIPO A                                                                TIPO B
Espessura da parede do coletor: 2mm.   

Obs.: Ambos os tamanhos (TIPO A e B) possuem a mesma altura e dureza. 
Não existe nenhuma diferença entre as cores disponíveis do coletor (violeta ou transparente). 

Como colocar o coletor menstrual?

  1. Lave bem as mãos com água e sabão.
  2. Mantenha-se relaxada e tente não tensionar os músculos da pélvis. Caso contrário, o processo poderá ser doloroso e ficará difícil de inserir o coletor.
  3. Fique em uma posição confortável.  Recomendamos que o coletor seja inserido em uma das seguintes posições: agachada durante o banho; de pé com uma perna em cima do vaso sanitário ou da banheira; de cócoras; deitada  com os joelhos para cima e as pernas abertas ou da maneira que você se sentir mais confortável.
  4. Localize o colo do útero (ou cérvix). Insira um dedo na vagina e procure o seu colo do útero, que é semelhante à pontinha do nariz (bolinha pequena com uma covinha no meio). Em algumas mulheres o colo do útero é mais alto e difícil de ser localizado, por isso, não se preocupe caso não consiga identificá-lo. O importante é mirar o coletor na direção da lombar no momento de inseri-lo.
  5. Insira o coletor. Dobre-o com uma mão (com o cabo para baixo e conforme Tipos de Dobras). Separe os lábios vaginais e encontre a abertura da sua vagina com a outra mão. Agora, insira o coletor dobrado em um ângulo de 45° na direção do osso da pélvis (não diretamente para cima), o coletor  abrirá. Continue empurrando-o até que esteja confortável. Dependendo do seu corpo, o coletor ficará mais para cima ou para baixo. A haste deverá ficar aproximadamente 1 centímetro da entrada da vagina. Caso você já tenha utilizado absorventes internos, tenha em mente que o coletor ficará mais abaixo do canal vaginal, conforme imagem.
  6. Certifique-se de que o coletor está completamente aberto. Sinta a base dele, que deverá estar arredondada ou ovalada (em alguns casos, o coletor não abre totalmente, pois dependerá do formato do seu corpo.) Se não estiver totalmente aberto, tente abri-lo manualmente ou gire-o em círculos, segurando pelo cabo da base. Outra alternativa é inserir um dedo juntamente com o coletor e empurrar a parede vaginal para que o ar passe e preencha o coletor. Quando ele estiver ajustado, você deverá puxá-lo gentilmente para baixo, garantindo que o vácuo foi feito (função dos quatro furinhos próximos à parte superior do copo) para um perfeito ajuste.  

O importante é que você se sinta confortável com o coletor o canal, muitas vezes, isso irá acontecer com o coletor mais perto do seu cérvix, como indicado na figura. 

Tipo de dobras

Como tirar o coletor menstrual?

Lave as mãos, relaxe seus músculos do baixo abdômen e  da vagina, abra os  lábios vaginais com uma das mãos e então alcance o coletor pelo cabo ou empurre-o com os músculos pélvicos como num movimento de urinar. Quando o coletor estiver ao seu alcance, basta apertar a base para quebrar o vácuo e o coletor poderá ser retirado facilmente. O líquido não deve sair do Violeta Cup durante a remoção. Caso não consiga quebrar o vácuo com a base, insira o dedo médio no canal vaginal em direção ao coletor e aperte uma de suas bordas.

Caso você tenha colocado o Violeta Cup mais próximo ao colo do útero e estiver difícil de removê-lo, tente relaxar, procure fazer um pouco de força com os músculos da vagina e puxe-o pela haste. Agachar-se também poderá ajudá-la, já que a sensação é de que seu canal vaginal está mais curto. Retire o coletor devagar, virando-o um pouco de lado para facilitar a entrada de ar e apertando-o levemente para evitar a formação de vácuo e desconforto.

Como higienizar o coletor menstrual?

Antes de usar o Violeta Cup pela primeira vez:

Retire o produto da embalagem, ferva o coletor de 5 a 8 minutos no fogão ou micro-ondas, conforme abaixo:

Micro-ondas: Em um recipiente próprio para micro-ondas ou em um pote de vidro (separado só para o coletor), adicione água até cobrir o copo e coloque-o no micro-ondas. Ligue o micro-ondas por aproximadamente 2 minutos, até que a água ferva. Depois da água ferver, deixar durante mais 3 a 4 minutos. Terminado este tempo, lave suas mãos, retire o coletor do recipiente e lave o coletor com água e sabão neutro.

Fogão:  Ferva o coletor de 5 a 8 minutos, evitando recipientes que soltem substâncias metálicas, pois podem danificar seu Violeta Cup. Terminado este tempo, lave suas mãos, retire o coletor do recipiente e lave o coletor com água e sabão neutro.

Este procedimento deverá ser repetido a cada término de ciclo menstrual e antes de utilizá-lo no próximo mês.

Quando esvaziá-lo?

O processo de esvaziamento do coletor deve ser realizado de duas a três vezes ao dia, dependo da intensidade do seu fluxo menstrual, no vaso sanitário ou no banho. Lave-o com água e sabão neutro, certifique –se que foi bem enxaguado para que não cause nenhuma irritação no canal vaginal e deixe-o secar antes de colocar. A higiene deve ser feita de preferência com água corrente e, em caso de impossibilidade, limpá-lo com lenços umedecidos ou papel higiênico até que possa realizar uma higienização adequada, primeiramente com água e sabão neutro e, em seguida, fervendo o produto.

Você poderá usar o coletor para praticar esportes e no período da noite, sem ultrapassar 12h de uso contínuo. Mulheres com o fluxo mais intenso deverão esvaziá-lo em intervalos menores.

Como higienizar o coletor menstrual em banheiros públicos?

Você poderá ficar com o seu Violeta Cup por até 12 horas contínuas, provavelmente não precise higienizá-lo em banheiros públicos, mas, caso seja necessário, você poderá esvaziá-lo, limpá-lo com lenços umedecidos ou papel higiênico, ou então levar uma garrafinha de água com você e, em seguida, guardá-lo e ao chegar em casa realizar a higienização adequada. Outra alternativa, se você possuir mais de uma unidade do Violeta Cup, é esvaziar o seu coletor, guardá-lo em uma sacolinha e, ao chegar em casa, higienizá-lo de forma adequada.

Tenho o ciclo menstrual intenso, posso usar o coletor?

Sim, claro! O Violeta Cup está pensado para todas as mulheres, independente do fluxo menstrual. Caso o seu fluxo seja muito intenso, recomendamos que esvazie o coletor em intervalos menores.

Uso noturno

O Violeta Cup pode ser usado durante à noite, sem ultrapassar 12h de uso contínuo.

Como guardá-lo?

Recomendamos que o coletor seja guardado na sacolinha que o acompanha na embalagem, feita de material sintético que evita a geração de fungos e bactérias. Recomendamos também que o produto não seja guardado em uma sacolinha de plástico, pois pode aumentar o risco de gerar bactérias.  

Posso cortar a haste?

A função da haste é auxiliá-la na retirada do coletor menstrual. Algumas mulheres possuem o colo do útero comprido e, por isso, é importante que a haste seja mais longa. Caso a haste incomode, poderá ser cortada parcialmente com uma tesoura. Certifique-se que irá cortar apenas a parte oca do cabinho.

Meninas virgens podem usar o coletor menstrual?

Sim, o coletor pode ser usado por meninas virgens, no entanto, recomendamos que elas conversem antes com um ginecologista, já que o hímen é uma membrana fina que pode ser rompida facilmente.

Posso fazer esportes?

Sim! Um dos grandes benefícios ao utilizar o coletor menstrual é o conforto e a comodidade, em especial durante a prática de esportes. sinta-se livre para praticar o seu esporte predileto, seja no ar, na terra ou na água!

Posso ter relações sexuais utilizando o coletor?

Violeta Cup não pode ser usado durante as relações sexuais. O Violeta Cup também não é um método contraceptivo e não previne DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs).

Posso urinar com o coletor menstrual?

Sim, você irá urinar normalmente. O canal vaginal não possui uma relação com a uretra.

Meu coletor está vazando, o que faço?

Vazar a menstruação é um dos grandes medos de todas as mulheres! E uma das coisas mais chatas… No entanto, durante as primeiras vezes e até se adaptar ao coletor, recomendamos que utilize um absorvente externo. Desta forma, você se sentirá mais tranquila!

As principais causas de vazamento são:

  • O seu coletor não está totalmente aberto;
  • O seu coletor não criou vácuo;
  • Está na hora de esvaziar o seu coletor;
  • O coletor está posicionado de maneira incorreta;
  • O tamanho do coletor não é o correto pra você.

Seu coletor não está totalmente aberto:

Uma das principais causas de ocorrer o vazamento, pois se a base do coletor não estiver totalmente aberta, certamente irá vazar, pois não gerou vácuo e o sangue escapará pelas bordas. Para ajudar na abertura do seu coletor, recomendamos que escolha um outro tipo de borda, existem diversos tipos de dobras para colocar o seu Violeta Cup. Sem dúvida uma delas será a ideal para você! (ir para pergunta sobre tipo de dobras);

Se você estiver tendo dificuldades de abri-lo com várias dobras diferentes, tente abri-lo manualmente ou gire-o em círculos, segurando pelo cabo da base. Outra alternativa é inserir um dedo juntamente com o coletor e empurrar a parede vaginal para que o ar passe e preencha o coletor

Seu coletor não criou vácuo:

Certifique-se de que o coletor está completamente aberto. Sinta a base dele, que deverá estar arredondada ou ovalada (em alguns casos, o coletor não abre totalmente, pois dependerá do formato do seu corpo.) Se não estiver totalmente aberto, tente abri-lo manualmente ou gire-o em círculos, segurando pelo cabo da base. Outra alternativa é inserir um dedo juntamente com o coletor e empurrar a parede vaginal para que o ar passe e preencha o coletor. Quando ele estiver ajustado, você deverá puxá-lo gentilmente para baixo, garantindo que o vácuo foi feito (função dos quatro furinhos próximos à parte superior do copo) para um perfeito ajuste.  Se ficar levemente difícil de puxá-lo para baixo, o vácuo foi gerado.

Está na hora de esvaziar o seu coletor:

Recomendamos que você não permaneça com o coletor por mais de 12h contínua. Dependendo do seu fluxo menstrual, você deverá esvaziar o seu Violeta Cup em intervalos menores, pois isso também pode estar causando o vazamento. Ao retirar o seu coletor, certifique-se de que ele não está completamente cheio, se estiver, provavelmente esta é uma das possíveis causas do vazamento. Se ele não estiver cheio (da metade para baixo), esta não é a causa.

O coletor está posicionado da maneira incorreta:

  • O coletor está posicionado muito alto/muito baixo;
  • O coletor não está cobrindo totalmente o meu colo do útero;

Como posicioná-lo corretamente:

Mantenha-se relaxada e tente não tensionar os músculos da pélvis. Caso contrário, o processo poderá ser doloroso e ficará difícil de inserir o coletor.

Fique em uma posição confortável.  Recomendamos que o coletor seja inserido em uma das seguintes posições: agachada durante o banho; de pé com uma perna em cima do vaso sanitário ou da banheira; de cócoras; deitada com os joelhos para cima e as pernas abertas ou da maneira que você se sentir mais confortável.

Localize o colo do útero (ou cérvix). Insira um dedo na vagina e procure o seu colo do útero, que é semelhante à pontinha do nariz (bolinha pequena com uma covinha no meio). Em algumas mulheres o colo do útero é mais alto e difícil de ser localizado, por isso, não se preocupe caso não consiga identificá-lo. O importante é mirar o coletor na direção da lombar no momento de inseri-lo.

Insira o coletor no canal vaginal, mirando para baixo em direção ao ânus. Dobre-o com uma mão (com o cabo para baixo e conforme Tipos de Dobras). Separe os lábios vaginais e encontre a abertura da sua vagina com a outra mão. Agora, insira o coletor dobrado em um ângulo de 45° na direção do osso da pélvis (não diretamente para cima), o coletor abrirá, você deverá colocar o coletor como se o estivesse inserindo “para trás”. Continue empurrando-o até que esteja confortável. Dependendo do seu corpo, o coletor ficará mais para cima ou para baixo. A haste deverá ficar aproximadamente 1 centímetro da entrada da vagina. Caso você já tenha utilizado absorventes internos, tenha em mente que o coletor ficará mais abaixo do canal vaginal.

O tamanho do coletor não é o correto para você:

A recomendação do tamanho é baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui e perde a elasticidade com a idade e também devido à gestação. As mulheres são diferentes e não há uma definição exata. A quantidade de fluxo, porte físico, altura do colo e a prática de atividades físicas não interferem na escolha do modelo.

Escolha de tamanho:

IDADE         FILHO(S)   TAMANHO

30 anos ou mais Sim   Tipo A

30 anos ou mais Não   Tipo A

Até 29 anos Sim   Tipo A

Até 29 anos Não   Tipo B

Caso você tenha menos de 30 anos, não tenha filhos, mas tenha tido um aborto espontâneo, o tamanho indicado do coletor irá variar de acordo com a época que ele ocorreu. Se for no início da gestação, provavelmente o TIPO B poderá ser o mais recomendado, se foi no final, opte pelo TIPO A.

Cólicas

O coletor menstrual não deve causar cólicas. Caso isso esteja ocorrendo, provavelmente se deve a um dos dois fatores: seu coletor não está posicionado corretamente ou o tamanho do seu coletor não é o adequado.

Lubrificantes

Caso deseje utilizar um lubrificante para facilitar a inserção do produto, recomendamos que seja à base de água, para não danificar o material.

Endometriose

Mulheres com endometriose podem utilizar o copo menstrual sem nenhum problema. Não existe nenhuma relação entre a endometriose e o coletor. A endometriose nada mais é do que a presença de endométrio (camada do útero eliminada na menstruação) em órgãos como ovários, trompas ou outros ligamentos que sustentam o útero.

Útero retrovertido

Mulheres com o útero retrovertido também podem utilizar o coletor menstrual. A posição do coletor menstrual, mais inferior no canal vaginal, terá uma relação mínima com a posição do útero.

Como lavar meu saquinho para armazenamento do produto?

Seu saquinho deve ser lavado com água e sabão neutro ou sabão de coco.

Pigmentação

O Violeta Cup está disponível em duas cores. A transparente, que não possui nenhum tipo de pigmentação ou corantes e facilita a higienização do produto, e a cor violeta, que em sua composição possui um corante eco friendly, que não é testado em animais e não agride ao meio ambiente, para as usuárias que preferem o produto em uma coloração mais escura.

Menopausa

Para mulheres que estão próximas a entrarem na menopausa também vale a pena comprar o Violeta Cup. Após 5 ciclos menstruais você já estará economizando, pois os custos no coletor já recompensam em relação aos absorventes convencionais. Além disso, você estará contribuindo para um planeta mais sustentável, pois o coletor menstrual não gera lixo!

Infecções e alergias

O Violeta Cup é feito de material hipoalergênico e ultra-macio 100% silicone de uso médico. Desta forma, as probabilidades de contrair uma infecção ou ter uma alergia são mínimas. Recomendamos apenas que tenha atenção com a higienização do produto e o seu armazenamento, conforme recomendações disponíveis no manual de uso ou em demais materiais disponíveis aqui no site.

Entretanto, caso sinta que está com alergia, coceira, irritação ou ardor, recomendamos que suspenda o uso do coletor e, se os sintomas persistirem, vá a um ginecologista.

Contraindicações

O coletor menstrual não é indicado para mulheres no período pós-parto, que utilizem dispositivo intra uterino (DIU) e que estejam com infecção urinária ou candidíase.

Caso esteja realizando algum tratamento ginecológico, recomendamos que converse com  seu médico antes de usar o coletor menstrual.

Atualizando…
  • Nenhum produto no carrinho.