Embora já estejam no mercado brasileiro há quase uma década, os coletores menstruais ainda são novidade para a maioria das pessoas. Mas quem se preocupa em ter uma menstruação mais livre, confortável, econômica e sustentável, já está pesquisando sobre este produto que têm mudado a forma de se relacionar com a menstruação e com o planeta.
Atualmente, existem muitas opções de copos menstruais que se diferenciam por seus materiais, formatos, cores, e preços. A variedade proporciona acessibilidade e diversidade para os consumidores, mas também gera dúvidas na hora da compra, como:
- É seguro comprar coletor menstrual barato?
- O material usado na fabricação é adequado?
- Os copos menstruais são testados?
- É preciso ter alguma aprovação ou certificação de uso?
- E outras…
Se você também tem estas dúvidas, acompanhe a leitura, pois vamos respondê-las para você!
1) É seguro comprar coletor menstrual barato?
O preço do coletor menstrual não diz, diretamente, que a qualidade do produto é ruim ou que ele não é seguro. Muitas vezes, o preço do produto está atrelado ao seu local de fabricação (se é nacional ou importado) e às estratégias de venda das marcas.
Entretanto, é importante saber se a marca que fabrica e comercializa o produto é conhecida e possui histórico, se o material usado na sua fabricação é seguro, se ele é nacional ou importado e se foi testado e aprovado por algum órgão certificador que assegure a sua qualidade e segurança de uso.
2) O material usado na fabricação é adequado?
Por se tratar de um dispositivo interno e ginecológico, que é reutilizável e pode ser usado por até 12 horas, é muito importante se atentar ao material usado na sua fabricação.
Os coletores menstruais precisam ser feitos de silicone médico ginecologicamente e dermatologicamente testado, aprovado pela Anvisa. Caso contrário, você pode estar adquirindo um produto com chances de causar:
– Irritação
– Alergias
– Infecções bacterianas ou fúngicas
– Câncer
Produtos ginecológicos que não usam materiais adequados, podem ter uma porosidade capaz de alojar fungos e bactérias que causam, por exemplo, a síndrome do choque tóxico. Tenha muito cuidado!
3) Os copos menstruais são testados?
Somente o teste de uso pode proporcionar a segurança de uso do produto, por isso, é muito importante adquirir coletores menstruais que são testados por órgãos regulamentadores, como por exemplo, a Anvisa.
É através destes testes que as marcas conseguem orientar como higienizar o dispositivo, e por quanto tempo ele pode ser usado e reutilizado. Sem os testes, não é possível assegurar o seu uso seguro e você pode estar colocando a sua saúde em risco.
4) É preciso ter alguma aprovação ou certificação de uso?
A aprovação e certificação de uso, de um coletor menstrual, é o mínimo que você precisa requerer de um produto interno e ginecológico para usá-lo com segurança, sem colocar a sua saúde em risco.
Um coletor menstrual seguro deve ser:
- Aprovado pela Anvisa
- Ginecologicamente testado
- Dermatologicamente testado
E no caso de coletores menstruais coloridos, deve usar corantes ou pigmentos:
- Aprovados pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos responsável por controlar medicamentos, cosméticos e alimentos
- Aprovado pelo Registro, Avaliação e Autorização de Substâncias Químicas (REACh), uma legislação do parlamento europeu e da comunidade européia que controla o uso de substâncias químicas para que elas não façam mal para a nossa saúde e para o meio ambiente
Por isso, sim: é seguro comprar coletor menstrual barato!
O que não é seguro, é comprar coletores menstruais produzidos com materiais inadequados, sem testes, sem certificações e autorizações de uso.
Um exemplo disso são os coletores menstruais da Violeta Cup, que produzidos 100% nacionalmente com silicone médico ginecologicamente e dermatologicamente testado, e aprovado pela Anvisa, apresentam uma opção de copo menstrual seguro e acessível no mercado.
O copinho da Violeta Cup foi o 1º do mercado a receber certificação da Anvisa, e é o único que pode ser reutilizado por até 4 anos. Além disso, os corantes utilizados na fabricação dos modelos coloridos, são regulamentados pelo FDA e pelo REACh.
A Violeta Cup é uma marca de produtos sustentáveis para a menstruação que tem como objetivo, mostrar que é possível produzir coletores menstruais, discos menstruais e calcinhas absorvente seguros, de qualidade e com preços acessíveis. E que uma menstruação livre, confortável, econômica e sustentável, deve estar ao alcance de todos.
Está na hora de você experimentar o seu coletor menstrual. Mas na dúvida, pesquise bastante sobre o produto que você está adquirindo. É preciso tomar conta da sua saúde e do seu corpo!