Bem-vindos à nossa loja!

Feminismo e Sustentabilidade: o que eles têm em comum?

Sistemas de Diferenças

Já percebeu como a luta feminista está próxima dos movimentos e causas ecológicas? Isso acontece porque existem os chamados “sistemas de diferenças”. Em relação ao meio ambiente, estes sistemas tratam tudo o que não é humano (no caso plantas e animais) como objetos à disposição total dos homens, seja para consumo, lucro ou algum outro benefício.

Mas o que isso tem a ver com o feminismo, Violeta?

Ora os mesmos homens que acreditam que tudo que não é humano existe para servi-los faz a mesma com pessoas não-brancas, de religiões não cristãs e com nós, mulheres. São estes “sistemas de diferenças” que fazem com que eles nos vejam como mero objeto sexual para satisfazê-los, e daí ele se acham no direito de mexer conosco nas ruas e até mesmo forçar uma relação sexual.

Diversas correntes feministas então já colocam que tanto os animais quanto as mulheres estão sendo oprimidos pelo mesmo sistema de dominação. Para elas, não existe diferenças entre um homem que acredita ser superior aos animais e um homem que acredita ser superior às mulheres. Todos são objetos à serviço do homem e do sistema.

Feminismo: Um pouco de história

No livro “Gênero para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra”, a autora Donna Haraway busca explicar toda a construção política e social do discurso ocidental desde a época da colonização.

Para entendermos como estas diferenciações surgiram e estão aí até hoje, é preciso desconstruir as ideias que separam sexo de gênero e natureza de cultura. Foram estas categorizações que tornaram os sistemas de dominação algo que foi aceito como natural por muito tempo.

Mais do que objetos

Não só animais e mulheres, mas também negros, indígenas, estrangeiros, homossexuais e pessoas trans ficam em nosso cotidiano à margem da sociedade em diversas situações. Acabam não sendo pessoas, mas meros corpos, produtos para compra, venda e testes. E como algumas indústrias mostram, alguns corpos valem mais que outros.

Ser membro de uma classe oprimida não pode ser usado desculpa para ignoremos pessoas e animais ao nosso redor que também são oprimidos. E é por isso que nós abraçamos as causas ambientais.

Vem com a gente?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba sempre artigos sobre feminismo, sustentabilidade e saúde!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá, Podemos ajudar?