Bem-vindos à nossa loja!

Cientistas comprovam a segurança do Coletor Menstrual

Mana, você que sempre ficou com o pé atrás e com medo de usar o copinho, já viu o artigo publicado na revista científica britânica The Lancet Public Health, onde cientistas analisaram 43 pesquisas e coletaram dados com mais de 3.300 mulheres jovens e adultas que utilizam o coletor menstrual?

Essa pesquisa teve foco em compreender a eficácia do copinho nos seguintes critérios: possíveis vazamentos e efeitos adversos, a segurança em casos de condições higiênicas insatisfatórias, estimativas sobre custos e sustentabilidade. E os resultados dessa pesquisa só mostraram aquilo que a gente já sabia! <3

Coletor menstrual é seguro, dizem cientistas

Dentre as mais de 3.300 mulheres entrevistadas nesta pesquisa, 70% delas responderam que preferem usar o Coletor Menstrual ao invés de outros métodos como absorventes descartáveis, de pano, e etc.

E sabe por que? Por que segundo elas mesmas, o copinho protege muito mais contra eventuais vazamentos do que os absorventes externos e internos descartáveis.

Entendeu-se também, que os materiais utilizados na fabricação dos copinhos podem ser silicone, borracha ou látex, e que a maioria destes dispositivos não é descartável, e podem ser utilizados em até 10 anos.

No caso do Violeta Cup, nosso copinho é feito de silicone médico hipoalergênico aprovado pela Anvisa, ou seja, suuper seguro. Além disso, se você higienizá-lo corretamente, poderá usá-lo por muitos e muitos anos.

Mas Violeta, e os riscos? Bom, como qualquer produto feito para nos ajudar a lidar com os nossos ciclos menstruais, também existem riscos. Entretanto, concluiu-se neste estudo que o Coletor Menstrual não aumenta a probabilidade de infecções, é nocivo à flora vaginal e não apresentou nenhum dano à vagina e ao colo do útero.

O estudo analisou também que houveram pouquíssimos episódios de síndrome do choque tóxico (SCT), uma infecção causada pela toxina de bactérias específicas, que normalmente estão ligadas ao uso prolongado de absorventes internos. Por este motivo, quando for usar absorvente interno ou coletor menstrual, respeite as regras de troca (no caso do copinho, não ultrapasse as 12 horas de uso. Esvazie-o, limpe com sabão neutro e água corrente, e depois coloque-o de novo).

Economia e sustentabilidade

A questão do preço também foi estudada, e verificou-se que embora os copinhos aparentem ser mais caros (devido a um maior investimento inicial), eles são muito mais econômicos a longo prazo, já que são reutilizáveis por muitos anos.

Além disso, são produtos que auxiliam na manutenção do planeta, já que um coletor cria 0,4% dos resíduos gerados por absorventes externos ou 6% dos resíduos produzidos por absorventes internos.

Estes fatores também criam um cenário positivo para uma busca por métodos e utensílios que possam auxiliar o ciclo menstrual de milhões de meninas e mulheres que vivem em países pobres, e não possuem condições de adquirir produtos para menstruação todo mês.

E ai mana, tá esperando o que para começar a usar o Violeta Cup? Já diziam as cientistas, se joga nessa segurança e vem viver a liberdade de um ciclo menstrual. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Leia também:

Conheça todos os tipos de absorventes disponíveis, e escolha o seu preferido!

Novo coletor menstrual Violeta Cup. Conheça essa novidade!

Posso usar coletor menstrual na praia ou na piscina

O que é o coletor menstrual?

Como funciona o coletor menstrual?

Como eu faço para colocar o meu coletor menstrual?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá, Podemos ajudar?