Bem-vindos à nossa loja!

O que é a pobreza menstrual e como resolver este problema?

Nos últimos meses, o assunto sobre a pobreza menstrual ganhou destaque depois do governo federal ter vetado a distribuição de absorventes gratuitos para pessoas menos favorecidas, no Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter acesso à higiene menstrual é um direito e deve ser tratado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos. 

Mas afinal, o que é a pobreza menstrual? Você sabe?


Esse termo nasceu na França e define a falta de acesso das pessoas que menstruam aos itens básicos de higiene, à informação e ao apoio durante o seu período menstrual.

Quem não tem produtos para usar durante a menstruação, como os absorventes ou até mesmo coletores menstruais, e precisa usar objetos inadequados que fazem mal à saúde para estancar o vazamento, como miolo de pão e papel higiênico, sofre de pobreza menstrual.

Quem deixa de cumprir suas atividades de trabalho ou estudo por não ter como ir à escola ou ao local de trabalho por que está menstruando, sofre de pobreza menstrual. 

Segundo pesquisas, uma a cada quatro meninas no Brasil faltam às aulas na escola, durante o seu ciclo, por não terem produtos para a menstruação. Essa é a realidade do Brasil e de vários lugares no mundo.

A pobreza menstrual também prejudica a nossa luta pela igualdade de gênero, já que muitas mulheres acabam arriscando os seus estudos ou sua atuação no mercado de trabalho. 

E como resolver este problema?

A iniciativa de oferecer absorventes descartáveis nas escolas para as meninas que não possuem recursos financeiros para adquiri-los é extremamente válida e precisa ser revisada, uma vez que facilitaria e muito a vida de cada uma delas. Precisamos lutar por essa ideia! 

Esse assunto repercutiu tanto que muitas de nossas seguidoras marcaram a Violeta Cup em publicações sobre o assunto, sugerindo o uso de produtos sustentáveis e reutilizáveis para a menstruação, como os nossos Coletores Menstruais, nesses projetos de distribuição. Contudo, essa tarefa não é tão simples como parece ser!

Nós da Violeta Cup sonhamos com o dia que todos poderão usar produtos reutilizáveis e ecológicos para a menstruação. Seria incrível! Mas antes disso, precisamos falar sobre saúde, e quando falamos desse tema, não estamos falando apenas do produto que a gente vai escolher usar durante o nosso ciclo, mas também sobre alguns pontos importantes que devem ser levados a sério:

  • Saneamento básico: quase metade da população brasileira não tem acesso a saneamento básico o que impede que uma grande parcela dessas pessoas possam manter seus produtos sustentáveis higienizados da forma correta.
  • Conscientização e informação: infelizmente falar sobre menstruação e sobre o nosso corpo ainda é um tabu e uma barreira que precisa ser quebrada. É necessário espalhar essas informações e gerar conscientização sobre o nosso corpo e sobre a nossa menstruação para que nossos produtinhos sejam usados com segurança.

Projetos que a Violeta Cup ajuda para combater a pobreza menstrual

Infelizmente ainda não vivemos em um cenário ideal para que todos possam adquirir os copinhos e discos menstruais, mas estamos batalhando e trabalhando dia a dia para que isso seja possível um dia!

E enquanto esse dia não chega, nós da Violeta Cup apoiamos alguns projetos como o Libera Cups da Renata Bortolotti, que levou não só copinhos, mas também informação e conhecimento sobre nossos produtinhos para o projeto Mother’s Heart Uganda, mostrando a possibilidade de uma menstruação mais livre e segura para várias meninas.

A Plan Internacional Brasil, onde só neste ano doamos mais de 500 coletores menstruais para as meninas e mulheres de projetos do Maranhão e Piauí. Mas também não foi apenas uma doação, a ONG realizou palestras e treinamentos para mostrar para essas meninas como usar o coletor de forma segura, deixando o seu período menstrual muito mais confortável e tranquilo. 

E o Rotary Club, que ajuda meninas e meninos a conseguirem o seu primeiro emprego e junto com a doação de mais de 400 coletores menstruais para o projeto “Só Elas”, ensina as meninas a usarem o produtinho de forma segura e higiênica, quebrando o tabu da menstruação entre adolescentes. 

Sim, com muito trabalho duro vamos conseguir conquistar o mundo e ajudar essas meninas e mulheres que vivem em estado de pobreza menstrual a conseguir ter o mínimo de instrução e acesso aos itens básicos de higiene menstrual. Vamos juntas?

Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *