Bem-vindos à nossa loja!

Mães podem usar produtos sustentáveis para menstruação?

Quando uma pessoa engravida muita coisa muda em seu organismo, ainda mais após o nascimento do bebê, por isso, uma dúvida bastante comum é: quando posso voltar a usar os Produtos Sustentáveis para Menstruação depois que virei mãe?

Para explicar melhor, vamos separar as dicas entre “Mães Recentes” e “Mães Experientes.

Mães Recentes

Para as mães que tiveram seus bebês recentemente é preciso tomar cuidado com alguns pontos:

  1. Não utilizar o Coletor e nem o Disco Menstrual logo após o parto. Muitas vezes é necessário um intervalo de espera, uma vez que o corpo estará em processo de recuperação e cicatrização. Por isso, é recomendado consultar o ginecologista ou obstetra para que ele possa te orientar sobre o melhor momento para usar esses produtos internos;
  2. Mas você pode utilizar os Absorventes Reutilizáveis ou as Calcinhas Absorventes para os possíveis sangramentos e incontinências urinárias que podem acontecer após o parto. São produtinhos super práticos e confortáveis para esse momento!

Mães Experientes

Já para quem é mãe há mais tempo, a recomendação é outra. Você pode usar e abusar dos copinhos e disquinhos que com certeza vai ser sucesso. Afinal, merecemos todo conforto e liberdade trazidos por esses produtinhos sustentáveis.

Mas aí você me pergunta: preciso trocar o tamanho do meu Coletor Menstrual? Bom, vamos lá!

O Coletor Menstrual da Violeta Cup é dividido em 2 formatos: tipo A e tipo B. Para saber qual deles usar é muito importante verificar primeiro se o seu colo do útero é baixo, médio ou alto. Caso ele seja baixo, o mais indicado é o tipo B, se ele for médio ou baixo, o mais indicado é o tipo A.

Não sabe como medir a altura do colo do seu útero? Dá uma olhadinha nesse vídeo que publicamos no nosso IGTV e que explica direitinho como fazer isso. 

No caso do Disco Menstrual é mais simples pois ele possui tamanho único. Com ele basta você escolher a cor que você quer e sair “ARRASANDO” por aí! No entanto, se você tem o colo do útero baixo, talvez seja mais interessante usar o Coletor Menstrual. 

O tipo de parto pode influenciar na escolha do Coletor Menstrual que vou usar?

Fique tranquila, o tipo de parto não influencia na escolha do coletor que você vai usar, mas para você entender melhor, vamos explicar a diferença entre o Coletor Menstrual tipo A e tipo B. 

  • Tipo A: recomendado para pessoas a partir de 30 anos ou com filhos, e/ou com colo do útero de altura média e alta. Esse tipo de coletor foi desenvolvido com um diâmetro mais largo para se adequar ao assoalho pélvico da mulher que fica mais maleável devido a preparação do corpo para ter o bebê.

    Esse tipo de copinho está mais relacionado à gravidez do que ao parto em si. Claro que após a gestação o assoalho pélvico volta ao normal, de forma que a vagina permanece com o mesmo tamanho de antes e durante a gestação. Contudo, para as mulheres que já tiveram mais de um parto normal ou tiveram um bebê muito grande, é possível que os músculos e nervos da região fiquem um pouco mais flexíveis;
  • Tipo B: recomendado para pessoas com até 29 anos e sem filhos, e/ou com colo do útero baixo. Esse tipo, geralmente, é usado por mulheres que tiveram um aborto espontâneo e ainda possuem a musculatura do assoalho pélvico rigida. 


Ficou com alguma outra dúvida sobre o disco menstrual? Acesse nosso site ou mande uma mensagem via e-mail [email protected] ou via direct no Instagram ???? Violeta Cup, pensando em todas nós!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *