Bem-vindos à nossa loja!

7 coisas que você deveria saber sobre menstruação

Uma mulher começa a menstruar em média aos 12 anos e entra na menopausa com aproximadamente 50 anos. São cerca de 38 anos de vida menstrual (ou seja, 456 ciclos). Com uma média de 5 dias de menstruação por mês, este número corresponde a aproximadamente 2.280 dias durante toda sua vida. Se nós menstruássemos de maneira ininterrupta, todos os dias, “até acabar nosso estoque de óvulos”, seriam aproximadamente 6 anos sem parar.  Isto quer dizer que durante grande parte das nossas vidas, estamos menstruadas. Mesmo assim, o tema ainda é um grande tabu na sociedade, entre homens e mulheres.

Quer alguns exemplos? Vamos lá:

Cada dia mais, entram nos consultórios pacientes pedindo aos seus ginecologistas para  pararem de menstruar; além disso, quantas vezes não ficamos de shortinho na praia, aquele calorzão? Com a desculpa de “não estar muito afim de entrar na água”? E, na verdade, tínhamos vergonha de explicar o real motivo; quantos nomes você não conhece para substituir a palavra menstruação? “Estou naqueles dias, “estou de xico”, “fiquei mocinha”, “me desceu” … Sem contar o grande preconceito e carga negativa que existe nessas três letrinhas: TPM. O fato é, não gostamos de estar menstruadas e não falamos sobre a menstruação abertamente. Mas, por qual motivo continuamos lamentando por quase 6 anos das nossas vidas algo que acontece todos os meses? E que nos representa como mulher?

A seguir, selecionamos 7 aspectos que todas nós deveríamos saber sobre menstruação:

1 – Por que ficamos menstruadas?

A menstruação ocorre como consequência da preparação do organismo para uma possível gravidez. Todos os meses, o organismo da mulher produz hormônios (estrogênio e progesterona) que irão preparar o útero para receber o feto. Estes hormônios atuam na camada mais interna do útero, fazendo com que ela fique mais grossa e mais vascularizada. Se a mulher engravidar, esta camada servirá de proteção e fornecerá alimento para o bebê. Se a mulher não engravidar, ela irá se descamar do útero e será eliminada pela vagina.

2 – A importância da menstruação no organismo da mulher

Como vimos, fisiologicamente, o sangue menstrual é a descamação do endométrio (tecido que reveste o útero) quando não há fecundação do óvulo. O período da menstruação costuma ser o mais sensível para a mulher, muitas costumam ter dores de cabeça, cólicas, inchaços etc., e por estes fatores algumas optam por interrompê-la. Cada caso, deve ser tratado e avaliado com um ginecologista, que irá analisar se sua saúde está sendo prejudicada e se a melhor opção é ou não interromper o ciclo menstrual.

Independente disso, muitas mulheres entendem que o sangramento feminino é muito mais que um processo fisiológico natural, mas também um período de limpeza do organismo. Todo o stress e toxinas acumulados durante o mês são eliminados juntos com o sangue durante o período menstrual, procedendo-se assim uma limpeza orgânica.  Além disso, a menstruação também possui uma grande função: indicar se (e quando) a mulher pode engravidar. Resumindo, a menstruação faz parte da natureza humana.

3 – Menstruação atrasada?

Gravidez não é o único fator responsável pelo atraso da menstruação. Amamentação, alterações hormonais e o uso de medicamentos também podem ser os responsáveis. Sendo os dois últimos também causas de adiantamento da menstruação e outras irregularidades no ciclo menstrual.

4 – Cor da menstruação

É normal que o sangue do período menstrual tenha diferentes cores, o que significa cada uma:

MENSTRUAÇÃO ROSA:

A explicação simples: é um dia fraco de seu período, significa que você só perdeu um pouco de sangue.

MENSTRUAÇÃO MARROM ESCURO:

É o sangue mais antigo vindo do seu último período menstrual (ou o começo de um novo período). Nada a temer!

MENSTRUAÇÃO VERMELHO ALARANJADO:

Pode ser um sinal de infecção, pois o seu sangue é misturado com os fluidos do colo do útero. Neste caso, o sangue tende a ter um cheiro de podre. Se você identificar essa cor e o mau cheiro, o melhor é consultar um médico.

MENSTRUAÇÃO VERMELHO BRILHANTE:

Quase sempre é um bom sinal, pois significa que o seu período é normal (e deve ser assim por cerca de uma semana).

5 – Fluxo menstrual intenso

É bastante comum que a maioria das mulheres tenham um fluxo intenso. A média de absorventes utilizada por dia deve ser de 4 a 6 unidades, em um ciclo menstrual de até 5 dias. Se você tiver três ou mais dias de fluxo sanguíneo abundante, é provável que esteja perdendo muito sangue, o que pode ocasionar uma anemia. Neste caso, é importante visitar um ginecologista.

6 – Sobre a famosa “TPM”

Este um um dos únicos temas que a maioria dos homens se interessa quando o assunto é menstruação. Estas três letras são caracterizadas por um conjunto de sintomas e sinais que costumam se manifestar um pouco antes do período menstrual.

Primeiramente, precisamos lembrar que do ponto de vista hormonal os homens são muito mais simples do que as mulheres. Eles produzem apenas um hormônio durante os trinta dias do mês: a testosterona, cuja a produção começa cair lentamente a partir dos 20, 30 anos.

Já as mulheres possuem uma concentração de hormônios sexuais que varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, inicia-se a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia, quando começa a cair e aumentar a produção de progesterona. Entretanto, o nível destes dois hormônios chega a zero durante a menstruação. Resumidamente, em cada dia do mês a mulher possui uma concentração de hormônios sexuais diferente do dia anterior. Essa variação hormonal é parte da complexidade do corpo feminino e, muitas vezes, interpretada de maneira preconceituosa pela sociedade.

7 – Por que temos cólica e por que a intensidade da dor varia de uma mulher para outra?

O útero é um órgão de 7 cm com o formato de uma pêra, constituído por três camadas: externa, média e interna. A camada interna é a responsável pelo aparecimento das cólicas menstruais. Todos os meses ela cresce e fica bem grande à espera do embrião. Se ele não vem, esta camada descama em forma de sangramento (menstruação) e, enquanto descama, o útero é contraído para eliminar o sangue, comprimindo os nervos e os vasos que passam pelo músculo uterino. Por isto, a mulher sente dor.

Geralmente, a cólica menstrual ocorre mais com as adolescentes, isto porque seu útero ainda é pequeno e o orifício de saída está mais fechado. Conforme a adolescente vai ficando mais velha (ou engravida), seu útero cresce e as dores diminuem.

Gostou do conteúdo? Leia também  “6 motivos que te farão comprar um coletor menstrual

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá, Podemos ajudar?