Bem-vindos à nossa loja!

É possível menstruar durante uma gravidez?

Como a maioria já sabe, não é comum menstruar durante uma gravidez, já que durante esse período, o ciclo menstrual é interrompido, pausando a descamação do útero (menstruação) para colaborar com o desenvolvimento do bebê.

Contudo, algumas mulheres podem ter pequenos sangramentos, de coloração amarronzada ou rosa claro, considerados normais no 1º trimestre da gestação para 30% das mulheres. Mesmo sendo normal, é muito importante procurar o médico obstetra para entender a causa e tomar as medidas necessárias caso seja preciso.

Dentre as principais razões para ocorrer esses sangramentos podemos destacar:

Sangramento de nidação 

Pequeno sangramento que acontece no início da gravidez, logo após a concepção, normalmente no período onde começaria o seu ciclo menstrual. O sangramento de nidação é algo mais leve, ocorrendo devido à implantação do óvulo fertilizado no revestimento uterino.

Mudanças no colo do útero 

Em alguns casos as mulheres têm esse pequeno sangramento logo após engravidar, devido às diversas mudanças que estão ocorrendo no seu colo do útero, principalmente após uma relação sexual.

Sangramentos intensos 

Já quando ocorrem sangramentos mais intensos e que se caracterizam bastante com a menstruação, principalmente no primeiro trimestre, é imprescindível pedir ajuda ao seu médico obstetra. 

Dentre os problemas mais comuns para ter sangramentos intensos, podemos citar:

  • Gravidez ectópica: quando o embrião fecundado começa a se desenvolver fora da cavidade uterina;
  • Aborto espontâneo: interrupção involuntária da gestação;
  • Gravidez molar: é uma complicação da gravidez que tem grandes chances de evoluir para uma tumoral maligna, que se caracteriza por apresentar o desenvolvimento de células com anormalidades, formando um emaranhado celular.

Quando procurar ajuda médica?

Como citamos anteriormente, mesmo sendo comum no início da gestação, o sangramento acompanhado por outros tipos de sintomas pode indicar algum problema mais sério e preocupante, por isso é essencial procurar por ajuda médica para que ele possa realizar exames como a ultrassonografia. 

Os sintomas mais comuns são:
– Cólicas e dores;
– Desmaios e tonturas;
– Sangramentos intensos na segunda e terceira semana;
– Dores intensas na pelve e barriga.Se o sangramento também tiver uma coloração vermelha viva e intensa, o suficiente para encher um coletor ou disco menstrual, é necessário buscar avaliação médica.

Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá, Podemos ajudar?